domingo, 8 de agosto de 2010
Campanha Nacional pelo limite da propriedade da terra
Enquanto existem 4 milhões de sem terra no Brasil, apenas 2% de proprietários possuem mais da metade das terras brasileiras. Essa concentração é a grande responsável pela inviabilidade das famílias produzirem sua própria renda no campo, o que as obriga a migrar para as periferias das cidades.
Em razão disso, entre os dias 1 e 7 de setembro diversas entidades que compõem o Fórum Nacional pela Reforma Agrária (FNRA), a Assembléia Popular,o Grito dos excluídos, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estarão organizando e apoiando o Plebiscito Popular pelo limite da propriedade da terra.
Através do mesmo o povo terá a oportunidade de defender seus interesses, respondendo à pergunta " Você concorda que as grandes propriedades de terra no Brasil devem ter um limite máximo de tamanho?". É a possibilidade de colocar nas urnas, o que as eleições de outubro não colocarão como alternativa.
Além disso, a população também é convidada a participar de um abaixo-assinado, que objetiva entrar com um PEC (Projeto de Emenda Constitucional) no Congresso Nacional para que seja inserido um novo inciso no art 186 da Constituição Federal que se refere ao cumprimento da função social da propriedade rural.
O Brasil não seria o primeiro país a tomar essa medida. Vários países têm um limite para o tamanho da propriedade, como o Japão e a Itália.
Fonte: http://www.brasildefato.com.br/v01/agencia/nacional/limite-da-propriedade-da-terra-e-tema-de-plebiscito-popular/view
Sitio da campanha: www.limitedaterra. org.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário