sexta-feira, 17 de junho de 2011

Dia internacional da prostituta

               No dia dois de Junho foi comemorado o Dia Internacional da Prostituta, data que serve para relembrar a luta delas por garantia de direitos. O Coletivo Desentoca, por achar importante o amplo debate sobre as questões enfrentadas pelas minorias histórica e atualmente e o comprometimento na luta por mudanças na sociedade, organizou no dia 13 uma roda de diálogo sobre os direitos que são negados às prostitutas atualmente.
               Convidamos as mestrandas em Direitos Humanos do CCJ, Daniele Marinho e Clarissa Cecília, que trouxeram dados históricos e a atual conjuntura vivida por essas mulheres que são deixadas à margem da sociedade e por muitas vezes têm sua integridade física e moral violadas por conta do preconceito impregnado na sociedade.
               Discutiu-se a prostituição como uma profissão e a necessidade de efetivar-se os direitos trabalhistas dessas mulheres, mas não só estes, visto que o problema enfrentado por elas vai além do reconhecimento de seu trabalho. É o desrespeito enfrentado a cada dia, é o olhar de exclusão, de nojo e desprezo recebido pela sociedade, é o tratamento diferenciado, inferior. É a violência praticada desumanamente contra elas todos os dias e dita “justa” pelo simples fato de elas serem algo que vai de encontro ao que é estabelecido pela visão dominante.
               Foi um momento importante para desconstruir certos mitos e por em evidência fatos muitas vezes desconhecidos. Uma oportunidade para acrescentar algo mais na opinião acerca do assunto, em geral formada unicamente a partir do senso comum.
               

Nenhum comentário:

Postar um comentário