terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Mini Curso



Parecia bizurada para concurso público, sala lotada, gente na porta e até em pé do lado de fora, tudo isso para discutir a relação entre Direito e Marxismo a partir da obra de Roberto Lyra Filho. Perca de tempo! Pensariam logo aqueles para os quais o sentido da vida resume-se à busca pelo lucro e jamais conseguiriam entender por que mestrandos e graduandos de diferentes cursos e locais, Recife, João Pessoa e Campina Grande, reunir-se-iam para discutir esse assunto numa tarde de sábado. Apesar disso, a primeira parte do curso, que constam de três, aconteceu dessa maneira.
No primeiro módulo, ocorrido neste sábado, 14/02/09, o professor da UFPb, Romero Venâncio, falou do contexto histórico da formação de Lyra Filho, da importância de sua obra e da posição marxista adotada pelo autor. Foram três horas de aula e ninguém foi embora apesar do calor na sala/sauna lá no CCHLA.
Trata-se de um evento muito importante devido a uma série de fatores. Primeiro porque pretende tratar de uma teoria que se propõe a superar o jusnaturalismo e o positivismo. Segundo por, apesar do levantado no primeiro argumento e das opiniões de pesquisadores como Boaventura, Marilene Chauí, Raymundo Faoro e Tarso Genro, tratar-se de um autor totalmente desprezado pelos acadêmicos de Direito, não havendo outras oportunidades para conhecê-lo. E, mais importante, por ser um autor que se propõe a teorizar o Direito a partir das condições materiais do povo, repudiando o caráter de ideologia (concepção falsa da realidade) que ele tem hoje.
Diante de tudo isso mais o que não foi falado, não poderia dá outra coisa. O próximo encontro já ficou acertado para o dia 28/02, sábado, às 14 horas. O assunto deste será o livro Karl, meu amigo e a depender das opiniões de quem participou da primeira etapa, a tendência é que o público continue grande, motivo pelo qual estamos providenciando uma sala maior para sua realização.
Marquinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário