segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Seja liberdade!

 Na nossa formação interna, trabalhamos com o livro Educação e Mudança de Paulo Freire, onde lê-se:

"A primeira condição para que um ser possa arrumir um ato comprometido está em ser capaz de agir e refletir.
É preciso que seja capaz de, estando no mundo, saber-se nele. Saber que, se a forma pela qual está no mundo condiciona a sua consciência deste estar, é capaz, sem dúvida, de ter consciência desta consciência condicionada. Quer dizer, é capaz de intencionar sua consciência para a própria forma de estar sendo, que condiciona sua consciência de estar."

 Pode não parecer tão claro à primeira leitura, mas é extremamente revelador: a verdadeira consciência é a metaconsciência do ser. É você perceber que o que você percebe, ou é capaz de perceber, está condicionado por aquilo que você é.
Só quando entendemos que o correto é nos afastarmos desse ser condicionado por preconceitos, ideais não refletidos, crenças deturpadoras da realidade que nos cerca é que podemos parar e pensar: afinal, esse sou eu, então que mais posso ser?
Essa é a luta: transpor as paredes do mundo em que você vive, para entendê-lo e para transformá-lo. É esse o nosso objetivo:? entender para mudar, movimentar, ser transcendental e finalmente alcançar nosso objetivo: esse mundo de justiça, de igualdade e de liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário